Chicago banda de música pop formada em 1967 em Chicago, nos Estados Unidos. A formação inicial do grupo, inicialmente chamado de The Big Thing, incluía Walter Paraider no saxofone, Lee Loughnane no trompete, Terry Kath na guitarra e voz, Danny Seraphine na bateria, James Pankow no trombone, Robert Lamm no órgão e voz e o baixista e vocalista Peter Cetera.
Em 1969, foi editado o seu álbum de estréia, "Chicago Transit Authority", que vendeu mais de 2 milhões de cópias e colocou quatro singles nas paradas musicais, fato que se repetiria ao longo da sua carreira e nos álbuns seguintes.
A música do Chicago era uma mistura de estilos, desde o rock até a música pop, incorporando elementos do jazz e da música clássica. Mas, depois do tema de Peter Cetera "If You Leave Me Now" se tornar disco de ouro e chegar ao primeiro lugar das paradas em 1976, o grupo começou a compor mais baladas românticas.
David Foster produziu álbum da banda, com algumas mudanças de estilo que tinha migrado sem sucesso para a dico music. Nasceu então a fase de baladas do Chicago, com o álbum Chicago 16, de 1982, cuja faixa mais famosa, Hard to Say I'm Sorry, composição da dupla Peter Cetera / David Foster, que renderia outras várias composições de sucesso tanto para o Chicago quanto para a carreira solo de Peter Cetera, anos mais tarde. O álbum vendeu um milhão de cópias e colocou a banda de volta às paradas de sucesso.
Peter Cetera se desligou da banda em 1985, após um ultimato dado pelos colegas. Alguns afirmam que Cetera estava com excesso de vaidade, querendo que seu nome aparecesse em destaque, mas os outros não concordaram. Peter, então, decidiu realizar o sonho que vinha acalentando há muitos anos: seguir carreira solo. Peter já tinha lançado um álbum solo em 1980. Mas ele suspeita que a gravadora boicotou o álbum para não prejudicar e ofuscar a banda.
A banda seguiu e audicionou algumas pessoas para ocupar a vaga de substituto de Peter Cetera, alguém que preenchesse os requisitos básicos: ter voz aguda (tenor) e ser baixista. Acharam o substituto perfeito, Jason Scheff, filho do baixista da banda de Elvis Presley, Jerry Scheff.
Da formação original ficaram apenas Robert Lamm, tecladista, e o naipe de metais, formado por Lee Loughnane, trumpetista, James Pankow, trombonista, e Walt Parazaider, saxofonista.
CC/22 – Flash back traz hoje um dos mairoes sucesso do
Chicago.
Hard to say I’m sorry, de
1982, atingiu o primeiro lugar seguido por várias semanas na
Billboard Hot 100. Confira na janela ao lado ou no link abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=Yh9cNYlmXEY