quarta-feira, 21 de setembro de 2011

"DAY AFTER"




No julgamento de ontem à noite no Rio de Janeiro, quando em pauta estava o caso do jogo entre Atlético Paranaense e Palmeiras, entenderam os auditores do STJD em não punir o Atlético com a perda de mando de campo. Foram punidos o dirigente Alfredo Ibiapina e o jogador Cleber Santana.

Na verdade, quando ocorreu o fato, uma dezena de cronistas curitibanos passaram loucamente a alardear uma eventual perda de mando do Atlético. Uns até faziam absurda analogia, com a perda de mando imposta ao Coritiba, naquele lamentável episódio do rebaixamento coxa em 2009. Pelos posicionamentos assumidos por alguns da crônica esportiva local, até parecia que o caso Ibiapina guardava alguma semelhança com aquele ocorrido com o Coritiba.

Naquele, houve invasão de campo por parte da torcida e destruição generalizada do patrimônio do time do Alto da Glória. No caso atleticano, não se poderia dizer que houve invasão de campo. Como bem sustentou o brilhante advogado Domingos Moro, se Alfredo Ibiapina já estava por ali(no campo), não poderia ter promovido invasão. O que houve foi uma cobrança, uma “peitada” do diretor atleticano no árbitro, que descaradamente prejudicava o rubro negro.

Se o enquadramento dado ao caso, se assemelhava quando da denúncia do procurador do STJD ao processo coxa, o direito aplicado ao fato, deixava bem claro que eventual pena deveria alcançar apenas a pessoa do dirigente, do jogador e não o clube.

O que todo atleticano tem observado, é que esse pessoal que empunha microfones de algumas boas emissoras de rádio e televisão de Curitiba, estão sempre se alinhando a outras correntes, querendo mostrar imparcialidade, mas sempre em detrimento das coisas rubro negras. Dão grande ênfase ao fato condenatório, mas não dão o mesmo destaque, que seria necessário, ao lado positivo. Ao invés de detonarem o árbitro, destacaram apenas a conduta de Ibiapina, e nunca vislumbraram a possibilidade de absolvição. Alguns cronistas, pasmem, até já haviam escolhido a cidade de Joinville-SC, como local para mando dos futuros jogos atleticanos, pois para eles, a condenação era iminente.

Hoje, no day after ao julgamento, com certeza a decepção tomou conta dessa gente. Uma derrota acachapante, sem nenhum mando de jogo perdido. Mas hoje à noitinha, tenham certeza, lá estarão todos eles, de novo torcendo, torcendo..........pelo Bahia.

Nenhum comentário: