Supertramp é uma banda britânica de rock progressivo que obteve grande sucesso nos anos 70 e início dos anos 80 e que venderam mais de 70 milhões de discos. Patrocinado pelo milionário holandês Stanley August Miesegaes, o vocalista, pianista e ex-baterista Rick Davies pôs um anúncio no jornal em busca de integrantes para a formação do grupo em 1969. Rick Davies então juntou-se aos músicos Roger Hodgson, Richard Palmer e Robert Millar. A banda inicialmente chamava-se Daddy, tendo o nome posteriormente alterado para Supertramp.
O fracasso dos primeiros discos fez Richard Palmer, desgostoso e Robert Millar se afastarem. Foram substituídos por Frank Farrell , Kevin Currie e Dave Winthrop.
Um novo fracasso em outro disco fez com que Stanley August Miesegaes retirasse o patrocínio. Novamente o grupo debandou, restando apenas Hodgson e Davies.
Em 1972, entraram no grupo Dougie Thomson, Bob Siebenberg e o homem que deu o toque final ao som do grupo, John Helliwell (saxofone e sopros em geral, vocais).
Com esta nova formação o grupo decolou e finalmente fez sucesso com “Dreamer”, “School”, “Bloody Well Right”, entre outros hits. O disco seguinte, Crisis? What Crisis?, de 1975, não foi tão bem nas vendas, mas Even in the Quietest Moments, de 1977, recolocou o Supertramp no topo das paradas musicais com “Give a Little Bit” e “Fool's Overture”. O álbum Breakfast in America, de 1979, trouxe mais sucessos, como "The Logical Song", "Take the Long Way Home", "Goodbye Stranger", "Breakfast in America" que vendeu 18 milhões de cópias.
Em 1982 Roger Hodgson resolveu abandonar a banda. Davies resolveu manter o Supertramp na ativa e reformulando mais tarde o grupo com Helliwell, Siebenberg e Hart, mais alguns músicos de estúdio. Em 2010 o Supertramp, reformado mais uma vez, entra em turnê para comemorar o 40 º aniversário do primeiro lançamento do grupo.
CC/22 – Flash back, revive um dos maiores sucessos do Supertramp, gravado em 1979, uma das marcas do grupo aliás. Confira na barra ao lado, ou no link abaixo o clássico The Logical Song. Ao lado um video clip e abaixo no youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário