sexta-feira, 2 de março de 2012

1979 - REGGAE É PARA SENTIR


Bob Marley (nascido Robert Nesta Marley, em Nine Mile, 06/02/1945), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido e popular músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Ele foi chamado de "Charles Wesley dos rastafáris" pela maneira com que divulgava a religião através de suas músicas.

Bob foi casado com Rita Marley, uma das ''I Threes'', que passaram a cantar com os The Wailers depois que alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outros de seus filhos, Kymani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical.

Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.

Vítima de câncer, Bob Marley morreu em 11/05/1981, em Miami, na Flórida aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo.

Bob Marley deixou centans de frases marcantes. Destacamos esta a respeito de sua música:
"O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece."

CC/22 – Flash back revive One Drop de 1979, um dos grandes clássicos do inesquecível Bob Marley. Confira na barra ao lado ou no link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=KyLLlgdY2aQ

Nenhum comentário: